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Se tem um problema que se torna cada vez mais frequente em muitos consultórios é a falta de pacientes. Eles marcam um horário e ocupam a agenda do consultório, mas no final não comparecem. Diante disso, muitos gestores ficam na dúvida sobre o que fazer para resolver esse problema e minimizar os prejuízos nos consultórios médicos?

E se você também apresenta essa mesma dúvida, então esse post foi feito para você!

Isso mesmo! Nesse artigo vamos mostrar as possíveis razões que levam muitos pacientes a faltarem nas consultas e o que precisa fazer para resolver esse tipo de problema de maneira prática e eficiente.

Confira!

Por que os pacientes não comparecem nas consultas?

Além de prejudicar o tratamento, a falta de pacientes nas consultas também causa um impacto significativo no faturamento do consultório, uma vez que a vaga disponibilizada a estes pacientes poderia ser usada no atendimento de outros com as mesmas necessidades.

Agora, a pergunta que muitos gestores fazem nesse caso é:

#O que causa o aumento do número de faltas em clínicas e consultórios?

Bom, uma das razões que levam ao surgimento desse problema é a existência de imprevistos, sejam eles profissionais ou pessoais, que inviabilizam a ida do paciente até o consultório médico.

Outra razão é o simples esquecimento. Muitos pacientes marcam suas consultas e simplesmente não aparecem por não lembrar que tinham uma consulta agendada.

A dificuldade em localizar o consultório também é outra razão para a falta de pacientes nas consultas.

Procure identificar o que exatamente tem causado a ausência dos pacientes em sua clínica e na sequencia aplique as soluções que listaremos a seguir para solucionar de vez essa questão que pode prejudicar (e muito) o seu negócio, caso não seja resolvido a tempo.

Como minimizar o problema de falta de pacientes

Se o problema da falta de pacientes no seu consultório for causado por algum dos motivos citados acima, a primeira forma para solucionar esse tipo de problema é:

  • Lembrar o paciente da consulta

Entrar em contato com o paciente ainda é a melhor forma para lembra-lo da consulta. Isso porque o contato mais pessoal entre o seu consultório e o paciente, mostra o seu interesse em ajudá-lo a resolver o seu problema de maneira rápida e eficiente.

Em contrapartida, por consumir tempo e dinheiro com os custos das ligações, esta opção as vezes não se torna tão viável para alguns consultórios, especialmente os que estão iniciando agora.

Portanto, avalie esta solução e veja se ela é viável para o seu consultório. Procure também verificar se ela é compatível com o perfil dos seus pacientes, pois de nada vai adiantar o contato por telefone com eles se os mesmos não tiverem disponibilidade para atendê-lo.

  • Invista no envio de e-mails

Outra forma bastante utilizada para lembrar os pacientes sobre suas consultas é por meio do envio de e-mails.

Procure fazer um planejamento em seu consultório e providenciar o envio de e-mails sempre que uma consulta agendada se aproximar, para que dessa forma os pacientes da sua clínica ou consulta se lembrem do compromisso que tem com a sua clínica ou consultório, aumentando assim, as chances de concretização das consultas.

Vale ressaltar que existe o risco do paciente não ler o e-mail ou ainda que este caia em sua caixa de SPAM. Nesse caso uma boa dica é não esquecer de marcar a opção que permite o recebimento de um aviso no momento em que o seu cliente abrir o e-mail.

Agora caso isso não funcione, uma outra solução para resolver o problema da falta de pacientes no seu consultório é:

  • Promover o envio de mensagem no celular

Uma das formas mais eficientes para minimizar a falta de pacientes em um consultório é enviando lembretes via  Push, SMS ou WhatsApp.

Isso porque, hoje em dia, boa parte das pessoas não vivem sem o seu celular do lado. E dessa forma, as chances dela receber o aviso e não esquecer do compromisso que tem com o consultório são grandes.

Sem contar que esta é uma solução que praticamente não vai gerar custos para o seu consultório.

Portanto, defina uma política de lembretes que atenda de modo eficiente a sua demanda de clientes utilizando estes dois canais de comunicação. E se for o caso, procure usa-los de forma conjunta para otimizar ainda mais os resultados obtidos.

Dica muito importante!!!

Em todas as soluções listadas acima, não esqueça de confirmar ao paciente a localização do consultório, dando inclusive pontos de referência, pois dessa forma, ele não sentira dificuldade quanto a sua localização.

Portanto, estas são algumas das soluções que pode adotar para garantir que a falta de pacientes nas consultas não seja mais um problema no seu consultório!

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