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Pacientes insatisfeitos na recepção. Esta com certeza é uma situação na qual vários donos de consultórios desejam nunca passar na vida.

Afinal de contas, todo o esforço depositado na oferta de bons serviços e garantir um atendimento de qualidade, podem acabar não valendo de nada se o cliente final, nesse caso o paciente, não sair do seu consultório plenamente satisfeito, não é mesmo?!

Bom, mas a dúvida que fica nesse caso é: O que fazer quando de repente você se depara com algum paciente demonstrando insatisfação na recepção do seu consultório?

Apesar da situação não ser nada agradável, algumas medidas precisam ser tomadas para garantir que esse tipo de situação não acabe destruindo a imagem e credibilidade que a sua marca vem construindo ao longo dos anos, certo?!

Pensando nisso, selecionamos nesse post, algumas soluções práticas que você pode adotar para lidar da melhor forma possível com pacientes insatisfeitos na recepção do seu consultório.

Confira!

O que fazer para lidar com pacientes insatisfeitos no seu consultório

 A primeira coisa que você deve fazer para lidar com pacientes insatisfeitos na recepção do seu consultório, é:

  • Ficar atento a reclamação do paciente

Assim que o paciente entrar em contato para fazer sua reclamação, ou mesmo se comparecer na recepção do consultório para reclamar pessoalmente sobre algo que o deixou insatisfeito, procure manter a calma e ficar atento a reclamação do paciente.

Tente responder a todos os comentários deixados por seus pacientes no seu site, blog ou páginas nas redes sociais, o mais breve possível, pois dessa forma, você estará mostrando que se importa com a opinião do seu público e que está empenhado em resolver o quanto antes as possíveis insatisfações do seu público.

Este, com certeza, é o caminho ideal para que você possa corrigir as falhas que vem atrapalhando a geração de novas consultas no seu negócio.

  • Não crie conflitos desnecessários com o paciente

A melhor forma de lidar com pacientes insatisfeitos é, além de saber ouvi-los, entender o problema que eles estão relatando e aceitar sugestões para tentar soluciona-los de forma rápida e eficiente.

Tentar justificar o problema, usando argumentos sem fundamento, só vai prejudicar ainda mais o seu consultório. Por isso, peça desculpas pelo transtorno e lembre-se que ser educado e paciente nessas horas sempre cai bem.

  • Proponha soluções compatíveis com as necessidades de cada paciente

Outra dica para você lidar com pacientes insatisfeitos, é tenta propor soluções que sejam compatíveis com as necessidade de cada paciente que está reclamando ou insatisfeito com o seu consultório.

Nesse caso, você pode disponibilizar um atendimento personalizado, para entender o que necessariamente está faltando para converter a insatisfação do paciente em algo mais promissor para o seu consultório.

E nunca deixe de ouvir uma reclamação, mesmo que ela pareça simples e sem importância, pois de nada vai adiantar manter um bom relacionamento de venda, se o seu público ficar com a impressão de que não é ouvido quando manifesta a sua insatisfação.

  • Honre com a sua palavra

Mesmo que a sua intenção seja resolver o problema envolvendo pacientes insatisfeitos o mais rápido possível, jamais prometa algo que não possa cumprir.

Isso porque falsas promessas só complicam ainda mais a situação, aumentando a decepção do paciente, que já se encontra insatisfeito com o seu consultório.

Sendo assim, a melhor coisa que tem a fazer é ter uma postura profissional e somente prometer o que for capaz de cumprir.

Apenas dessa forma será possível converter a insatisfação do paciente, em uma oportunidade de fidelizar aquele que acreditou e confiou em sua marca.

E então, gostou do post? Agora já sabe o que fazer para lidar com paciente insatisfeito? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas sugestões sobre a melhor forma de resolver esse tipo de problema!